A industria automovel da União Soviética, foi promovida pelo Estado a partir de meados dos anos 20.
Foram feitos vários contatos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos.O Estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos.
Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento.
Na fase final da guerra, quando a industria soviética voltou a ter capacidade excedentária para produzir maior quantidade de viaturas, os engenheiros tiveram como referência os modelos de caminhões fornecidos pelos norte americanos, para desenvolver as suas próprias linhas de montagem.
De entre os modelos que começaram a sair das fábricas soviéticas destacam-se os seguintes:
Fábrica de Gorky (GAZ)
GAZ-51 : Modelo derivado do Chevrolet G-506, simplificado com a adopção de tração simples às rodas traseiras.
GAZ-63 : Modelo equivalente ao anterior, mas com tracção às quatro rodas. É virtualmente idêntico ao G-506 da Chevrolet.
Fábrica de Moscovo (ZIS / ZIL)
ZIL-151 : Modelo derivado do Studebaker 6x6 norte-americano.
A fábrica ZIL desenvolveu o modelo tendo como base o equipamento americano, com modificações específicas, considerando as realidades da industria soviética. O ZIS-151 entrou em produção em 1948 e passou a desempenhar as mesmas funções que estavam atribuidas aos Studebaker de fabrico norte-americano.
ZIL-157
Studbaker 6X6 Americano:
O KIT :
A Trumpeter oferece 03 versões deste kit, O ZIL-157 , ZIL-157K - com guincho frontal e Jiefang CA-30 - Versão chinesa,com as barras da grade horizontais.