O Trator Caterpillar D9 é um bulldozer sobre esteiras com uma grande lamina a frente e um ceifador ( i.e ) na traseira . Esta fera tem um peso operacional de 49 ton. e em função do seu tamanho, durabilidade e baixo custo operacional fazem desta máquina um dos tratores mais populares do mundo.
Emprego militar.
A Caterpillar não produz uma versão militarizada da D9, mas, seus atributos fazem dela um candidato natural para emprego no front.
O exercito americano usou a D7 para abrir clareiras nas florestas do SEA, mas, observando o emprego com sucesso da D9 pela IDF, houve uma evolução no modus operandi americano.
OS EUA usaram as D9 intensivamente no conflito do Iraque.
O Kit.
Este kit já existia em resina, lançado pela Vajra. Custava em média um rim e duas córneas.
Fonte de inspiração, kit da Vajra montado por Michael Rinaldi :
E tudo mudou com um lançamento em plástico injetado by MENG. ( I love this guys ! )
Maiores info :
MENG MODELS
Review :
Fase I - Montagem.
Iniciei o trabalho fazendo uma pequena cirurgia nas áreas dos atuadores hidraulicos.
Substitui as partes de plástico por tubos de metal. Fornecidos por uma antena velha de TV.
A foto ficou tremida, a de cima já tem o atuador em metal e a de baixo em plastico
Troquei apenas o braço, preservando todo o resto.
Abri os furos para fixação do braço de metal no ponto onde cortei o plástico.
Love my Dremel
Resolvi afinar um pouco as barras da grade.
Sub-conjuntos tomando forma.
Lamina, trem de força e conjuntos de rolamento.
Juntando os subconjuntos, falta a cabine de comando e o ripper na traseira, além das esteiras e atuadores hidráulicos.
Atuadores hidraulicos instalados. Neste ponto as instruções deixaram à desejar, tem que procurar outros angulos e alguns dry-fits anted de fixar as partes.
A parte frontal abaixo dos faróis deixa à vista a emenda das peças. Ao invés de emassar, optei por usar uma placa de PE da minha caixa de sucatas.
Depois do primer usei tinta Model Master US Army/Marines e Vallejo para fazer os ups & downs.
As torres dos atuadores hidráulicos ainda estão no primer preto,mas, serão amarelas.
Resolvi iniciar a pintura, antes de montar a cabine e o ripper pois os conjuntos são grandes e sofrem ações diferentes das intempéries e ações no uso, as partes mais baixas com maior desgaste, ferrugem, óleo, terra. As partes superiores mais claras pela ação do sol e com pó mais fino. As marcas iniciais de ferrugem foram feitas com tinta a óleo.
O kit é muito prazeroso de trabalhar.
Partindo para pintura a seco:
Seguindo o conjunto de tração, quero finalizar estas partes para poder seguir para a cabine e o ripper.
As esteiras estão me dando trabalho, achei as instruções superficiais...
Esteiras. Decifra-me ou devoro-te.
Fiquei meio frustrado com o enigma de montar as esteiras, que sempre são um ponto alto nos kits da MENG.
Mas, entendendo o processo, elas são bem legais.
Fiz um esteroleitor tabajara com dois palitos de sorvete, como gabarito.
Coloquei as peças C1 apoiadas na base , com os pinos p/ cima e fui seguindo com elas da esquerda p/ direita. Com um comprimento escolhido, interrompo e venho colocando as C2 da direita para esquerda, colando o ponto indicado. Tem que ter o cuidado de não colar o extremo direito , pois, vai receber novo segmento.
Pouco Tempo + Muita peça = Trabalho leeento.
A peça do link é extremamente fina, delicada, injeção primorosa.
Voi a lá !
Esteiras praticamente prontas !
Esteiras com tinta fundo.
Torre do atuador hidráulico e roda tratora pintados :
Esteira instalada e inicio de pintura à seco.
Instalando Braços e lâmina .
Os braços ainda não foram fixados.
Agora, vou partir p/ o ripper, e depois a cabine.
Shit happens !
Não instale o ripper após as esteiras, você não terá ângulo ou espaço para fixa-lo ...
Doctor, I think we'll have surgery
Para operar a cauda vamos ter que remover as patinhas...
Pois é...
Não fixe o conjunto de rolamento sem fixar o ripper antes. ISTO É IMPORTANTE.
Consegui remover as esteiras e o conjunto de rolamento sem danos,mas, com algum trabalho e muito cuidado.
Ripper instalado.
Esta ferinha tem 43 partes
.
Detalhe do braço hidráulico substituído por metal.
Pintado e instalado, vamos devolver as patinhas...
Reconstituição após cirurgia .
It´s ALIVE !
Agora, finalmente , a cabine !
O interior é bem detalhado.
Arrepiei o plástico dos assentos para simular o tecido original.
Ao instalar o assoalho da cabine, faça um dry fit antes, precisei fazer uns desbastes para ajustar o encaixe.
O interior consome tempo e grande parte dos detalhes estarão ocultos.
Dry fit com primeiro fundo branco.
A cabine vai tomando forma.
Cabine recebendo pintura com modulação e wash.
E finalmente concluímos a fera.
Foi um trabalho muito prazeroso, kit fantástico de uma máquina impressionante. Altamente recomendável.
Ficou linda realmente esta máquina ! Show, Ricardo. Parabéns pela técnica !
ResponderExcluirObrigado Fernando.
ResponderExcluirAbs